Quem sou eu?

Minha foto
Sou, o que julgo, o que digo, o que julgam, o que dizem. Sou Anti-Pop, socialista de centro direita, racionalmente louco, utópico-prático. Trabalho com ausências: de afeto, de justiça, de igualdade... de luz. Não posso negar Deus, mas posso reconstruí-lo, tranqüiliza-me sua existência. Acredito no conceito criado pelo homem há 2009 anos, baseado no respeito pelo “outro” (amor em seu primeiro estágio). Sou pela emoção sem coloridos, sem ilusionismo, sem falsidade... pela razão. Acredito na verdade pelo conceito, não pela “lindeza” da cor. Sou preto no branco. Não quero de-cor-ar, quero in-ter-vir. Acredito que só através da racionalização, compreensão das emoções, podemos evoluir para uma sociedade melhor, mais justa, mais qualitativa - mais terna é”. Acredito na existência dos da minha tribo, acredito que vou encontrá-los para juntos termos voz, gritar é preciso... mudar é urgente. Sou só isto e tudo o mais que deixar neste blog. 100medo

Indique este site a um amigo

Indique o Site!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Vanessas

Encontro um menino, um “flanelinha”. Confiante, gestos largos e determinados de quem domina a profissão. Falastrão, corpo miúdo, olhos negros, cabelo curto, cigarro ao canto da boca. Carro estacionado, trabalho cumprido. Com sua aproximação, naquele jeito gingão, de mão em riste, aceitando a recompensa, noto algo de diferente que encanta. Seus olhos, agora próximos dos meus, mostram-me a bondade, a fragilidade, a beleza... espanto, de uma menina. Fico perplexo, estava ali escondida uma menina naquele menino aparentemente brigão. Pergunto seu nome. -“de guerra?”, perguntou. -“Não!”, respondi, não queria o nome do soldado, queria o da menina. Seus ombros relaxam, suas mãos recolhem aos bolsos, seus gestos tornam-se mais delicados. Afinal, tão feminina, tão menina, seu nome: -“Vanessa”. Faço perguntas, tento ser discreto, não quero invadir sua privacidade, tocar suas feridas, mas estava encantado com aquela presença, e fracasso. Ela não se intimida, atira-me a verdade, como se alguma da culpa de seu passado fosse minha. Falou da infância pobre, quando menina, na favela, na incapacidade de fugir dos meninos, era violada, violentada, abusada: -“Quando fiz quatorze anos, decidi que nunca mais queria ser menina”. Era demasiado violento e doloroso ser mulher naquela parte do mundo. Consequências da violência, além de todos os traumas, dois filhos. Pensei na coragem daquela menina, no seu medo. Seus ovários, testículos internos inventados pela dor. Que menino este. Que ser humano maravilhoso brota de sua alma. Com orgulho diz que encontrou noutra menina seu ninho: -“minha esposa foi quem me ajudou, agora eu cuido dela!”. Cuida com certeza, sua convicção assim o dizia. Eu acredito. Foi outra menina, provavelmente também violentada, que lhe estendeu a mão, que deu a esperança e o amor que ela necessitava para sobreviver. Eu que julgava ter superado dificuldades, passado por tantas e grandes tormentas, não sabia nada. Sinto-me pequenino diante daquela Gigante. Vanessa é um Homem, um Soldado. Afinal o menino frágil era eu e chorei, não por ela, mas por mim e por todos aqueles que fizeram mal às Vanessas.
alma
*Vanessa: Gênero de lindas borboletas. Indica dinamismo é realizadora de projetos que comportem fama e celebridade. É próprio de pessoas que sentem uma especial atração pelo brilho social, apegadas as aparências. São pessoas de seriedade, respeitosas e principalmente estudiosas. *www.mulhervirtual.com

9 comentários:

eagle eye disse...

Encontramos muitas vanessas pela vida fora... Será que as identificamos quando nos cruzamos com elas??? haja sempre aquele, nem que seja só um que, quando vê o rapaz lhe reconhece a menina, porque é a menina que pensa e sente e vive.. é ela que prevalece sempre. prevalece a borboleta, não o casulo!!!! beijos

Anônimo disse...

Ao ler a história da Vanessa lembrei-me de imediato do "Mar e Lua" do Chico Buarque. Que também se adequa lindamente à tua pintura "Amores Proibidos".

Que os filhos da "Vanessa" sejam homens e/ou mulheres que se aceitem como são,para que a sua luta tenha valido a pena.

Quantos de nós têm a coragem de viverem exactamente de acordo com o que são?!

Até sempre!

Aqui vai a letra do Mar e Lua, que eu sei que adoras:

MAR E LUA

"Amaram o amor urgente
As bocas salgadas pela maresia
As costas lanhadas pela tempestade
Naquela cidade
Distante do mar
Amaram o amor serenado
Das noturnas praias
Levantavam as saias
E se enluaravam de felicidade
Naquela cidade
Que não tem luar
Amavam o amor proibido
Pois hoje é sabido
Todo mundo conta
Que uma andava tonta
Grávida de lua
E outra andava nua
Ávida de mar

E foram ficando marcadas
Ouvindo risadas, sentindo arrepio
Olhando pro rio tão cheio de lua
E que continua
Correndo pro mar
E foram correnteza abaixo
Rolando no leito
Engolindo água
Rolando com as algas
Arrastando folhas
Carregando flores
E a se desmanchar
E foram virando peixes
Virando conchas
Virando seixos
Virando areia
Prateada areia
Com lua cheia
E à beira-mar"

Chico Buarque

cajesus disse...

Reconheço-te em meu coração que tanto te deve, tanto, sempre.
Amo-te (sem medo)

Bruno Teixeira disse...

Namastê

Anônimo disse...

Fico feliz por me teres reconhecido, mas nada me deves, nada de nada! Que mentira a minha, enorme! Deves-me sim, tens a maior das dívidas para comigo - A TUA FELICIDADE!!! Não te esqueças que grande parte da minha vida foi a tentar fazer-te um pouco mais feliz!

Cuida dessa herança!

Até sempre!

Anônimo disse...

Mensagem postada por Cláudia para MC...:
Minha querida,se assim posso te chamar,vou tentar passar a mensagem...texto "encontro dunião-"eu quadrados brancos tu losângulos pretos",reflexo de uma história complexa.Irmã...tente uma comunicação.Tudo lhe vai ser esclarecido!.Você fez parte da história e é sempre lembrada com carinho.Transmitirei a sua mensagem.AMPLS ausente!!!O seu contato lhe fará bem!Ajuda...irmã.Um beijo com carinho da Cláudia.

Anônimo disse...

Retificação:Para "CM"

Anônimo disse...

Eu estou extremamente confusa. Pretende que eu a contacte? Precisa de ajuda? Como posso contactá-la? Diga-me por favor, ajudarei no que puder.

CM

Anônimo disse...

CM,meu e-mail cbomelo@hotmail.com
contacte-me com o seu....vou te explicar melhor!!Um beijo Cláudia
Fica tranquila!!